Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública
História da Cidade

Caturaí teve seu início na década de 30, a partir da chegada do paulista Antônio Moreira de Melo que em Goiás veio morar.

Pouco depois, sendo Antônio chefe da família que era composta por Carolina da Luz, sua esposa, e seu filho Virgílio de Melo, comprou uma fazenda que recebia o nome de Rio do Peixe. Posteriormente a família doou quatro alqueires de terra para as pessoas carentes, e partir daí surgiu as primeiras construções que foram um sanatório e um centro espírita, como padroeiro do lugar foi escolhido o Santo Antônio de Pádua.

O sanatório e o centro espírita tiveram sua inauguração no dia 08 de janeiro de 1938, a esposa de Antônio, dona Carolina, por ser considerada uma pessoa de fé e caridosa, era quem administrava o sanatório, era auxiliada por José Vicente e Alberto Fradique, que ofereciam cuidados aos enfermos com muito carinho, o sanatório era mantido pela comunidade do Município.

Devido à concentração de pessoas teve início a criação do patrimônio que fundou o povoado.

O povoado Patrimônio Santo Antônio de Pádua era freguesia de Inhumas, os eleitores do povoado votavam em candidatos de Inhumas, porém existia um representante do prefeito administrando o lugar.

Teve início da semana passada a colheita de arroz na Lavoura Comunitária de Caturaí, município distante 30 quilômetros de Goiânia, próximo a Inhumas. São 175 hectares de área plantada, que segundo o prefeito Jurandir Ribeiro Oliveira (PP), deverão produzir 8 mil sacas do produto. Quase todo o produto colhido será distribuído entre 730 famílias mais pobres do município, cadastradas no programa. São cerca de 10 sacas para cada uma delas.

Segundo o prefeito, a metade da população de 4.668 habitantes será beneficiada com a distribuição da safra. “Embora seja um dos menores municípios do Estado, Caturaí tem a maior área plantada do Programa Lavoura Comunitária de Goiás”, comemora o prefeito, que disse ter sido eleito em 2008, tendo esse o principal compromisso de sua campanha.

O segredo para viabilizar o projeto, segundo Jurandir, é a parceria feita com a Usina Centroálcool, sediada no município de Inhumas, que ocupa grande parte das pequenas propriedades rurais de Caturaí, para a plantação de cana. Como a cana tem que ser renovada depois de cinco anos, tendo que deixar o solo descansar da cultura por um período de dois anos, a usina cede às terras para a prefeitura fazer o plantio durante esse período, em forma de arrendamento na base de 10% da produção. A prefeitura, por sua vez, cobre as outras despesas como o de plantio e o da colheita, que é todo mecanizado, por ser impossível manualmente uma safra tão monumental.

Partilha Dessa forma, do total da produção colhida, 10% vão para para o arrendamento à Centroálcool, 2% para a OVG – Organização das Voluntárias de Goiás, idealizadora do programa. O prefeito explicou que é retirada ainda uma pequena parte para as creches, para a escola e o hospital do município. Feita essa divisão, todo o restante – mais de 85% do produto colhido são distribuídos entre as 730 famílias cadastradas. Festa do Arroz por conta da grande produção do produto no município, foi criada há dois anos a Festa do Arroz, que o prefeito Jurandir prefere atribuir como de iniciativa da própria comunidade. Trata-se de uma festa em que são servidos vários pratos na praça principal da cidade, que no arroz o principal ingrediente – arroz com linguiça, arroz com carne, arroz com frango e arroz com guariroba, entre ouros – em um fim de semana durante o mês de maio. A festa deste ano será nos dias 17 e 18 de maio, quando se espera que mais de 10 mil pessoas irão saborear os farturentos pratos feitos à base de arroz, em Caturaí. A do ano passado, segundo o prefeito, recebeu 8 mil pessoas.

SERVIÇOS ON-LINE PARA O CIDADÃO


Extrato I.P.T.U. Consultar Imóvel
2ª Via de Débito de Imóvel
Certidão de Cadastro
Imóvel
Validar Certidão
de Imóvel
       
Consultar Empresa
2ª Via de Débito de Empresa
Certidão de Cadastro
Contribuinte
Validar Certidão
de Contribuinte
Ouvidoria
       
     
Consulta de Processo      
       
X Fechar

SERVIÇOS ON-LINE PARA O SERVIDOR


Consultar Matrícula Contracheque Cedúla C (Comprovante
de Rendimentos)
Dados Cadastrais
       
 
Primeiro Acesso Consulta de Processo Webmail  
       
X Fechar

SERVIÇOS ON-LINE PARA EMPRESA


Nota Fiscal Eletrônica Validar Nota Fiscal Extrato I.P.T.U. Consultar Imóvel
2ª Via de Débito de Imóvel
       
Certidão de Cadastro Imóvel Validar Certidão de Imóvel Consultar Empresa
2ª Via de Débito de Empresa
Certidão de Cadastro
Contribuinte
       
Validar Certidão
de Contribuinte
Portal do
Empreendedor
Ouvidoria Consulta de Processo
       
X Fechar