Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública
História da Cidade

Caturaí teve seu início na década de 30, a partir da chegada do paulista Antônio Moreira de Melo que em Goiás veio morar.

Pouco depois, sendo Antônio chefe da família que era composta por Carolina da Luz, sua esposa, e seu filho Virgílio de Melo, comprou uma fazenda que recebia o nome de Rio do Peixe. Posteriormente a família doou quatro alqueires de terra para as pessoas carentes, e partir daí surgiu as primeiras construções que foram um sanatório e um centro espírita, como padroeiro do lugar foi escolhido o Santo Antônio de Pádua.

O sanatório e o centro espírita tiveram sua inauguração no dia 08 de janeiro de 1938, a esposa de Antônio, dona Carolina, por ser considerada uma pessoa de fé e caridosa, era quem administrava o sanatório, era auxiliada por José Vicente e Alberto Fradique, que ofereciam cuidados aos enfermos com muito carinho, o sanatório era mantido pela comunidade do Município.

Devido à concentração de pessoas teve início a criação do patrimônio que fundou o povoado.

O povoado Patrimônio Santo Antônio de Pádua era freguesia de Inhumas, os eleitores do povoado votavam em candidatos de Inhumas, porém existia um representante do prefeito administrando o lugar.

Teve início da semana passada a colheita de arroz na Lavoura Comunitária de Caturaí, município distante 30 quilômetros de Goiânia, próximo a Inhumas. São 175 hectares de área plantada, que segundo o prefeito Jurandir Ribeiro Oliveira (PP), deverão produzir 8 mil sacas do produto. Quase todo o produto colhido será distribuído entre 730 famílias mais pobres do município, cadastradas no programa. São cerca de 10 sacas para cada uma delas.

Segundo o prefeito, a metade da população de 4.668 habitantes será beneficiada com a distribuição da safra. “Embora seja um dos menores municípios do Estado, Caturaí tem a maior área plantada do Programa Lavoura Comunitária de Goiás”, comemora o prefeito, que disse ter sido eleito em 2008, tendo esse o principal compromisso de sua campanha.

O segredo para viabilizar o projeto, segundo Jurandir, é a parceria feita com a Usina Centroálcool, sediada no município de Inhumas, que ocupa grande parte das pequenas propriedades rurais de Caturaí, para a plantação de cana. Como a cana tem que ser renovada depois de cinco anos, tendo que deixar o solo descansar da cultura por um período de dois anos, a usina cede às terras para a prefeitura fazer o plantio durante esse período, em forma de arrendamento na base de 10% da produção. A prefeitura, por sua vez, cobre as outras despesas como o de plantio e o da colheita, que é todo mecanizado, por ser impossível manualmente uma safra tão monumental.

Partilha Dessa forma, do total da produção colhida, 10% vão para para o arrendamento à Centroálcool, 2% para a OVG – Organização das Voluntárias de Goiás, idealizadora do programa. O prefeito explicou que é retirada ainda uma pequena parte para as creches, para a escola e o hospital do município. Feita essa divisão, todo o restante – mais de 85% do produto colhido são distribuídos entre as 730 famílias cadastradas. Festa do Arroz por conta da grande produção do produto no município, foi criada há dois anos a Festa do Arroz, que o prefeito Jurandir prefere atribuir como de iniciativa da própria comunidade. Trata-se de uma festa em que são servidos vários pratos na praça principal da cidade, que no arroz o principal ingrediente – arroz com linguiça, arroz com carne, arroz com frango e arroz com guariroba, entre ouros – em um fim de semana durante o mês de maio. A festa deste ano será nos dias 17 e 18 de maio, quando se espera que mais de 10 mil pessoas irão saborear os farturentos pratos feitos à base de arroz, em Caturaí. A do ano passado, segundo o prefeito, recebeu 8 mil pessoas.

SERVIÇOS ON-LINE PARA O CIDADÃO

Extrato I.P.T.U. Consultar Imóvel