PREFEITURA CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE VARÍOLA DO MACACO EM CATURAÍ

Paciente segue monitorado e cumprindo isolamento domiciliar

A Prefeitura de Caturaí por meio da Secretaria de Saúde confirma o primeiro caso do vírus Monkeypox, popularmente conhecida como Varíola do Macaco no município. O paciente contaminado segue monitorado e cumprindo isolamento domiciliar.

A Varíola do Macaco é transmitida pelo vírus monkeypox e é considerada uma zoonose viral. Os sintomas são semelhantes aos da varíola, embora clinicamente menos graves.

Os principais sintomas incluem febre, linfonodos inchados, dores musculares e fraqueza profunda, acompanhados por bolhas (pústulas) que se manifestam de forma aguda e inexplicável.

Na maioria dos casos, o período de manifestação da doença é de 6 a 13 dias após o contato com alguém confirmado para a doença. A transmissão ocorre mediante contato físico próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.